Visite e confira o melhor fórum de compartilhamento da internet brasileira.
Anúncio provido pelo BuscaPé

Curso de Magicas com mais de 1000 mágicas e com vídeo só aqui! Um excelente curso de mágicas com mais de 1000 mágicas. Além destas mágicas especiais em vídeo.

Manual Merck de Medicina 16ª Edição, muito bommmmmmmmm

domingo, 16 de setembro de 2007

PREFÁCIO À OBRA
Já se passaram 93 anos desde que O MANUAL MERCK foi publicado pela primeira vez, em 1899, como um texto de 262 páginas entitulado MERCK’S MANUAL OF THE MATERIA MEDICA.
Destinava-se expressamente a satisfazer as necessidades dos clínicos gerais na escolha de medicamentos, lembrando que a “memória é traiçoeira” e mesmo o médico melhor informado ecessitava de um lembrete “para torná-lo senhor da situação e capaz de prescrever exatamente o que ele julgasse ser necessário para a ocasião”. Foi bem recebido e, por ocasião da 6ª edição, em 1934, O MANUAL MERCK havia se tornado muito útil também para os estudantes de Medicina e também para a equipe paramédica. Na época do fim da II Guerra Mundial, O MANUAL,em formato de livro de bolso, tinha se estabelecido como referência favorita e de fácil consulta.
Embora o livro tenha crescido, atingindo 2.800 páginas, seu objetivo primário continua o mesmo – fornecer informações úteis a clínicos gerais, estudantes de Medicina, internos,residentes e outros profissionais de saúde.
Atualmente, um menor número de médicos tenta tratar toda a gama de distúrbios que podem ocorrer em lactentes, crianças e adultos, mas aqueles que o fazem devem ter disponível um amplo espectro de informações atualizadas e precisas. Os especialistas necessitam de informações precisas sobre temas não incluídos em sua especialidade. Todos os médicos necessitam, cada vez mais, de informações para fins de estudo e exames, bem como de assistência ao paciente. Manter-se atualizado em relação aos rápidos e extraordinários progressos na biologia celular e molecular, genética molecular e tecnologia médica está mais complicado do que nunca, mas O MANUAL MERCK continua tentando satisfazer estas necessidades, excluindo apenas detalhes de procedimentos cirúrgicos.
De que forma, exatamente, tentamos satisfazer estas necessidades? Primeiramente, a partir de uma orientação por doença, O MANUAL abrange todos os distúrbios do ser humano, com exceção dos mais obscuros, não apenas aqueles que um clínico geral poderia esperar encontrar, mas também problemas associados com gravidez e parto, distúrbios comuns e sérios de recém-nascidos, lactentes e crianças e muitas situações especiais. Os distúrbios são organizados principalmente de acordo com os sistemas
orgânicos primariamente acometidos, com base em sua etiologia (como com a maioria das doenças infecciosas e distúrbios devido a agentes físicos) ou com base nas disciplinas (p. ex., ginecologia, obstetrícia, pediatria, genética, psiquiatria). Além disso, O MANUAL contém informação para circunstâncias especiais, como reações e lesões por radiação, problemas encontrados no mergulho em profundidade e emergências dentárias. O livro todo é atualizado para cada nova edição, sendo adicionados novos assuntos, como discussões sobre avaliação e aconselhamento genético, infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em crianças, medicina esportiva, medicina paliativa,
questões interculturais em medicina, uso indevido de esteróides anabolizantes e considerações especiais na realização de ressuscitação cardiopulmonar em lactentes e crianças. Esta edição tem 140 páginas a mais de texto (aproximadamente 5%) do que a edição anterior. Portanto, pedimos que o leitor verifique o Índice sempre que necessitar de informação, mesmo sobre questões pouco habituais ou aquelas não encontradas comumente em outros textos.
Um compêndio completamente orientado por doenças, no entanto, teria limitações sérias.
Como os pacientes geralmente se apresentam com queixas ou preocupações que precisam ser descritas, selecionadas e interpretadas minuciosamente, muitos capítulos são destinados a discussões de sintomas e sinais e como obter os dados de história e exame físico necessários para o diagnóstico. Procedimentos clínicos e exames laboratoriais comuns usados como apoio diagnóstico e para tratamento são descritos, com ênfase nas suas indicações, contra-indicações e possíveis complicações. Novos e sofisticados procedimentos laboratoriais e tecnológicos também são descritos, com comentários sobre sua utilização, interpretação e limitações.
A terapêutica atual é apresentada para cada distúrbio e suplementada com uma seção separada sobre farmacologia clínica que descreve princípios gerais, novos progressos (p. ex., o papel dos receptores de drogas, monitoração da concentração plasmática) e detalhes sobre grupos farmacológicos e agentes específicos; discute até mesmo o uso de placebos. O uso de equipamentos complexos (p. ex., espiradores) também é descrito. A profilaxia é enfatizada sempre que possível. Finalmente, são fornecidos guias de referência para verificar valores normais, calcular doses e para converter pesos, medidas e volumes em equivalentes métricos.
Pode um único livro abranger adequadamente tantos assuntos? Você, leitor, fará o julgamento final, mas acreditamos que a resposta seja afirmativa. Esta edição necessitou de um esforço concentrado de muitas pessoas, começando com uma análise e crítica internas da edição anterior, muito embora tenha merecido revisões altamente favoráveis e ótima aceitação pelos leitores. As seções do livro foram então enviadas a especialistas externos, que não tiveram nada a ver com sua preparação, para solicitar suas críticas. Revisões publicadas e cartas de leitores foram analisadas. Depois, a equipe editorial se dedicou a comparar revisões e críticas e a planejar sua 16ª Edição. Consultores especiais reconhecidos foram solicitados para fornecer dados especializados adicionais. Depois, 290 autores com qualificações, experiência e conhecimento reconhecidos foram envolvidos. Seus manuscritos foram editados repetidamente por nossa equipe interna para reter cada informação de conhecimento valiosa eliminando palavras que, embora elegantes, pudessem ser desnecessárias. Cada manuscrito foi então revisado por um membro da equipe editorial ou um consultor. Em muitos casos, foram convidados revisores especiais adicionais para comentar. Cada menção a uma droga e sua dosagem foi revisada por mais um consultor externo. O objetivo de todas estas revisões foi garantir a precisão, a abordagem adequada e relevante de cada assunto e exposição simples e clara. Os autores então trabalharam novamente, modificaram e aperfeiçoaram seus manus- critos. Quase todos os manuscritos foram revistos pelo menos 6 vezes; 15 a 20 revisões não foram incomuns. Acreditamos que nenhum outro texto médico passe por tantas revisões e revisores como O MANUAL MERCK.
Devido à extensão dos assuntos cobertos e a uma tradição bem-sucedida, o estilo e organização de O MANUAL têm algumas características singulares. Os leitores devem gastar alguns minutos revendo o Guia para os Leitores (p. VIII), o Índice no começo de cada seção (indicada por uma lingueta) e o Índice Remissivo (p. 2697). O exame minucioso da disposição dos títulos dos assuntos em cada seção, dos títulos internos dentro da discussão de um assunto e dos termos grifados no texto irá revelar um padrão de apresentação destinado a auxiliar o estudo do texto.
A descrição acima é uma revisão simplificada do empreendimento complexo e árduo, mas compensador de 5 anos que culminou na apresentação desta 16ª Edição de O MANUAL MERCK.
Os membros da equipe editorial, consultores especiais, autores colaboradores e a equipe interna e seus colaboradores são citados nas páginas a seguir. Eles merecem um grau de gratidão que não pode ser adequadamente expresso aqui, mas sabemos que se sentirão suficientemente recompensados se seus esforços preencherem as suas necessidades.
Esperamos que esta edição de O MANUAL MERCK seja um auxílio bem-vindo para você, nosso leitor – compatível com suas necessidades e que mereça seu uso freqüente. Sugestões para aperfeiçoamentos serão muito bem-vindas e cuidadosamente consideradas.



Robert Berkow, M.D., Editor-Chefe
MERCK RESEARCH LABORATORIES
West Point, Pa. 19486


ABREVIAÇÕES: SEÇÕES
INF 1. Doenças Infecciosas
IMU 2. Imunologia e Distúrbios Alérgicos
CV 3. Distúrbios Cardiovasculares
PUL 4. Distúrbios Pulmonares
GI 5. Distúrbios Gastrintestinais
HEP 6. Distúrbios Hepáticos e Biliares
MET 7. Distúrbios Metabólicos e Nutricionais
END 8. Distúrbios Endócrinos
HEM 9. Hematologia e Oncologia
MUS 10. Distúrbios Musculoesquelético e do Tecido Conjuntivo
NEU 11. Distúrbios Neurológicos
PSI 12. Distúrbios Psiquiátricos
GU 13. Distúrbios Geniturinários
GO 14. Ginecologia e Obstetrícia
PED 15. Pediatria e Genética
ORL 16. Otorrinolaringologia
OFT 17. Distúrbios Oftálmicos
DER 18. Distúrbios Dermatológicos
DEN 19. Odontologia e Estomatologia
FIS 20. Distúrbios Causados por Agentes Físicos
ESP 21. Temas Especiais
FAR 22. Farmacologia Clínica
IMP 23. Intoxicação; Mordidas e Picadas de Animais Peçonhentos

Agradeço ao amigo Bruno Ruan por ter cedido o tópico.

Loja Virtual ELS